Começou nesta segunda-feira a investigação dos problemas na queima de fogos de artifício da praia de Copacabana, no Réveillon. Uma reunião entre o secretário municipal de Turismo, Rubem Medina, e seus assessores marcou o início da investigação. No último domingo, o prefeito Cesar Maia disse que a única hipótese plausível para o fiasco é que parte dos fogos teria sido molhada nas balsas.
O prefeito, no entanto, evitou opinar sobre a responsabilidade da empresa Júpiter Fogos Artificiais, que fez o espetáculo pirotécnico, numa eventual falha no acondicionamento dos fogos, e disse que a auditoria confirmará ou não a tese.
Para os fogueteiros, a nova hipótese não explica por que que Copacabana foi coberta por fumaça logo após o início do espetáculo. No sábado, o prefeito ameaçou suspender o pagamento à empresa, caso fique confirmado o erro.
A Fogos Júpiter foi fundada há quase 50 anos pelo pai de Gallo. Entre os eventos de destaque promovidos pela empresa está a cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003. A empresa venceu a licitação realizada em junho pela prefeitura e derrotou, entre outras concorrentes, a empresa do gaúcho André Lanza que, comandava o show pirotécnico desde que os fogos passaram a ser queimados em balsas.
Gallo atribuiu o excesso de fumaça ao fato da pressão atmosférica estar muito alta. Segundo ele, nessas condições, não há como não produzir fumaça. Ele admitiu que pode ter errado por não dispor de dados que indicassem o problema com a pressão atmosférica, mas argumentou que não havia como adiar a queima de fogos. Gastón reconheceu também que o grande número de bombas (106 mil) contribuiu para aumentar a quantidade de fumaça.
O Instituto Nacional de Meteorologia, no entanto, informou que as condições atmosféricas registradas por volta da meia-noite do dia 31 eram consideradas normais para esta época do ano. O diagrama do Inmet registrou pressão de 1.012 milibares e umidade relativa do ar de 57%. A temperatura máxima registrada foi de 33,4 graus e a mínima, de 25,5 graus.