Rio de Janeiro, 05 de Novembro de 2026

Prefeitura do Rio anuncia reforço de carga horária nas unidades médicas

Quarta, 02 de Abril de 2008 às 15:13, por: CdB

O secretário municipal de Saúde, Jacob Kligerman, anunciou, durante entrevista coletiva, nesta quarta-feira, ações da Prefeitura do Rio para reforçar o atendimento nas unidades médicas. O reforço na carga horária de até 900 profissionais que subirá para 83 o número de postos abertos no fim de semana e a distribuição de repelentes fitoterápicos para as vítimas da doença estão entre as medidas adotadas.

Segundo Kligerman,médicos e enfermeiros que já atuam na rede de saúde do Rio, além de residentes e até médicos aposentados que queiram retornar à ativa farão parte do reforço. Os profissionais vão receber R$ 2,5 mil por mês, por quatro plantões de 24 horas. Ainda segundo o secretário, os gastos da prefeitura com essa medida chegarão a R$ 1 milhão por mês.

Das 145 unidades, 83 abrirão aos sábados, 15 aos domingos e seis continuarão funcionando 24 horas. A partir de segunda-feira serão distribuídos repelentes fitoterápicos aos pacientes vítimas de dengue que estiverem em atendimento ambulatorial.

Hospital de Acari

Fechado desde 2004, o Hopsital de Acari será inaugurado nesta quinta-feira e contará com apenas 58 leitos. A capacidade é de 398 leitos. Segundo o secretário de Saúde, a unidade contará ainda com 30 áreas para hidratação e inicialmente não haverá emergência ou atendimento direto.

O hospital só receberá pacientes referenciados, que venham encaminhados por outras unidades de saúde. O hospital vai oferecer laboratório, equipamento de raio-X e ultra-som.

Brigadas em Rocha Miranda

O Centro de Comando da Operação contra a Dengue, coordenado pela Defesa Civil da Prefeitura, órgão da Secretaria Municipal de Governo, promoverá na quinta-feira, das 9h30 às 12h30, na Estrada do Barro Vermelho, 1.234, em Rocha Miranda, o treinamento de capacitação de uma nova turma para atuar nas Brigadas Antidengue.

O treinamento é gratuito e qualquer cidadão poderá inscrever-se e, se for do seu interesse, cadastrar-se como voluntário para atuar na batalha contra a dengue. Os participantes receberão orientações e procedimentos para combate a focos e criadouros do Aedes aegypti, além de informações sobre o processo de reprodução do mosquito.

Também haverá palestras sobre a atuação dos agentes voluntários nas ações das Brigadas Antidengue e distribuição de material educativo e informativo sobre a dengue.

Tags:
Edições digital e impressa