A Secretaria Municipal de Transportes publica, na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, um suplemento especial com o planejamento operacional de trânsito e transportes para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007. O trabalho foi elaborado pela CET-Rio e informa sobre todas as interdições e desvios para orientar os motoristas, a fim de que o deslocamento do público seja feito com rapidez e segurança.
O secretário municipal de Transportes Arolde Oliveira, informou que equipes técnicas e operacionais da seretaria e da CET-Rio estarão trabalhando durante 24 horas em todo período dos Jogos. Oliveira recomenda o uso do transporte público durante os dias de competição. Ainda segundo o secretário, será realizado um esquema de identificação dos moradores de ruas que serão interditadas durante os jogos.
As vias em torno do Estádio João Avelange, o Engenhão, no Engenho Novo, e do Maracanã, na Tijuca, ambos na Zona Norte do Rio, devem ser as mais prejudica. O dia 13, quando o Pan Rio 2007 será aberto, deverá ser o mais crítico, por ser dia útil e de trabalho.
A Prefeitura vai investir cerca de R$ 56 milhões em engenharia de tráfego, controle, manutenção e outras serviços nas vias especiais da cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, a escolha da empresa que prestará estes serviços pelo prazo de 24 meses será realizada no dia 23 de julho.
Entre as vias especiais da cidade estão Avenida Brasil, Linha Vermelha, Elevado da Paulo de Frontin, Auto-Estrada Lagoa-Barra e os túneis Rebouças, Santa Bárbara e Zuzu Angel.