Rio de Janeiro, 02 de Novembro de 2026

Prefeitura de Duque de Caxias assume gestão de rios e canais

Quinta, 13 de Dezembro de 2007 às 11:23, por: CdB

A Serla (Fundação Superintendência de Rios e Lagoas), vinculada à Secretaria do Ambiente do governo estadual, assinará, na próxima segunda-feira, com a prefeitura de Duque de Caxias, convênio delegando a gestão de rios e canais para o município.

Na oportunidade será assinado também o termo de cessão de uso de equipamentos para limpeza de canais e valões. A solenidade será realizada  no Teatro Raul Cortez, do Centro Cultural Oscar Niemeyer no centro de Duque de Caixas.

A delegação da Serla à prefeitura envolverá a gestão de rios, valões e canais com nascente e foz no município, contemplando os rios Calombé, Pilar e Capivari; os canais Farias, Santo Antônio, Velhas, Cangulo, Jacques Moley, Barão do Pilar, Campos Elísios, e os valões Guanabara e Jacatirão.

A assinatura de termo de cessão de uso envolverá três escavadeiras hidráulicas da marca case, modelo cx 220, com capacidade de 20 toneladas, para limpeza dos canais e valões. Entre os benefícios previstos destacam-se a remoção de meio milhão de metros cúbicos por ano de lixo e sedimentos; a redução de enchentes e doenças, beneficiando mais de meio milhão de habitantes, a execução de medidas compensatórias de reflorestamento, a recuperação de vegetação ciliar e a melhoria da coleta de lixo.

Tags:
Edições digital e impressa