Rio de Janeiro, 06 de Fevereiro de 2026

Prefeitura acirra disputa pelo Cristo

Quarta, 18 de Julho de 2007 às 08:59, por: CdB

Interessada em administrar a Nova Maravilha do Mundo, a Prefeitura do Rio quer impedir o projeto do Ibama de implantar no Corcovado um novo sistema de venda de ingressos e transporte. O secretário municipal de Turismo, Rubem Medina, enviou ofício ao presidente do órgão, Bazileu Neves, pedindo que a licitação marcada para hoje, referente a aquisição e instalação de catracas eletrônicas, fosse suspensa.

— Não tem sentido cobrar pedágio — disse Medina, acenando com uma linha direta do Largo do Machado ao Cristo, no caso de municipalização do monumento. — O transporte seria feito por microônibus, numa linha integrada ao Metrô, com tarifa normal — disse o secretário.

Para sexta-feira está marcada uma outra licitação, sobre permissão de serviços de transporte e venda de ingressos. — Nesse novo sistema, o ingresso seria adquirido junto com o transporte. O usuário iria até as Paineiras, onde compraria o bilhete eletrônico e embarcaria em um transporte interno, que o deixaria no monumento — explicou Rogério Rocco, diretor do Ibama. A estimativa é que o valor do ingresso com transporte seja R$ 10.

Outra disputa será pela concessão para operar o trenzinho do Corcovado. Marcada para dia 27 de junho, o edital foi impugnado por erros técnicos, e a nova licitação é esperada para agosto. A nova operadora deve assumir em novembro, quando expira o prazo da atual empresa, que também concorre pelo serviço.

Tags:
Edições digital e impressa