Rio de Janeiro, 07 de Setembro de 2026

Porto Rico iniciou identificação de estrangeiros nesta segunda

Segunda, 05 de Janeiro de 2004 às 22:31, por: CdB

Porto Rico iniciou nesta segunda-feira seu programa de coleta de fotos e impressões digitais eletrônicas de visitantes estrangeiros que entrem em território norte-americano, como parte de um plano para reforçar as medidas de segurança no país.

O porta-voz do departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras na ilha, Iván Ortiz, disse em entrevista coletiva que o programa US Visit entrou em vigor no aeroporto Luis Muñoz Marín e nos portos marítimos da ilha.

De acordo com ele, o projeto representa "o maior adiantamento na segurança interna, facilitando a viagem de forma legítima e o intercâmbio entre os países". Ortiz indicou que o novo processo demora aproximadamente 15 segundos e seu principal enfoque será detectar "os passageiros de alto risco", enquanto que será facilitada a entrada às pessoas cuja presença não atenta contra a segurança nacional dos Estados Unidos.

A primeira etapa do projeto será implementada em 115 aeroportos e 14 terminais marítimos dos EUA. Esta iniciativa não afetará os turistas dos 27 países amparados pelo Programa de Isenção de Visto, o que permite a seus cidadãos viajar aos EUA com o passaporte em vigor e sem necessidade de um visto para estadias inferiores a 90 dias.

Os países isentos pelos EUA são Alemanha, Andorra, Dinamarca, Irlanda, Mônaco, San Marino, Espanha, Eslovênia, Islândia, Noruega, Cingapura, Austrália, Itália, Nova Zelândia, Suécia, Áustria, Finlândia, Japão, Suíça, Bélgica, França, Liechtenstein, Portugal, Brunei, Holanda, Luxemburgo e Reino Unido.

Segundo o funcionário, atualmente cerca de 300 pessoas entram diariamente com vistos em Porto Rico, o que se traduz em mais de 109 mil passageiros que terão que ser fichados por ano.

Tags:
Edições digital e impressa