Rio de Janeiro, 30 de Agosto de 2026

Porque os pobres não devem deixar de ser punidos.

Sexta, 13 de Maio de 2011 às 00:57, por: CdB

Por Ailton Rodrigues 09/05/2011 às 13:23

De acordo com o Pedro Mundim, os ricos não são punidos, mas os pobres não devem deixar de sê-lo, porque esses são muito mais numerosos e perigosos do que aqueles.

De acordo com o Pedro Mundim, os ricos não são punidos, mas os pobres não devem deixar de sê-lo, porque esses são muito mais numerosos e perigosos do que aqueles.

Diz o Beócio que:

"A idéia de que as diferenças sociais são a causa da criminalidade é ingênua. Há vários exemplos no mundo de países onde as diferenças sociais são equivalentes às nossas, como na Índia, e no entanto o número de crimes é significantemente inferior. A verdadeira causa da criminalidade - tanto do criminoso de colarinho branco quanto a do criminoso pé-rapado - é a impunidade. E o fato do criminoso de colarinho branco não ir para a cadeia não deveria nunca ser usado como pretexto para impedir que o criminoso pé-rapado também não vá para a cadeia, mesmo porque os criminosos pé-rapados são muito mais numerosos e perigosos que os criminosos de colarinho branco."

 http://prod.midiaindependente.org/pt/blue/2011/05/490462.shtml

Então a punição dos criminosos poderosos só deverá ocorrer quando eles se tornarem mais numerosos e perigosos, até porque "o crime não pode ser combatido pelo topo, apenas pela base, favela a favela, viela a viela, barraco a barraco, bandido a bandido. Aquele que está no topo, se eliminado, é prontamente substituído. Não importa quem está no topo. É preciso secar as bases."

 http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2010/11/481499.shtml

Eu também concordo com o Mundim. Eu acho que a impunidade dos poderosos não deve ser alegada como pretexto para a impunidade dos criminosos pobres mas acho que o fato do criminoso famélico ser encarcerado deve ser usado como pretexto para se encarcerar também e principalmente os criminosos que nunca tiveram fome, não obstante estes sejam supostamente menos perigosos e menos numerosos, nesse último caso porporcionalmente.

Quanto às desigualdades sociais entre Brasil e Índia, o Mundim não tem razão. Esse último país tem tanta ou mais pobreza do que o Brasil, mas tem menos riqueza e menos desigualdades sociais do que este. Sabe-se que a causa da criminalidade não é a pobreza, mas as desigualdades sociais. O Brasil tem o PIB maior do que o da Índia e uma população bem menor, mas tem, proporcionalmente mais miséria do que aquele país, o que significa que nossas desigualdades sociais são bem superiores.

Tags:
Edições digital e impressa