A pesquisa da Confederação Nacional do Transporte/Sensus divulgada nesta terça-feira revela que 77,9% dos brasileiros têm acompanhado a crise no setor aéreo, revelando uma queda de cerca de 2 pontos percentuais em relação a abril de 2007.
Na mesma linha aumentou o percentual da população que não tem acompanhado ou não ouviu falar da crise, o que indica que o assunto está perdendo fôlego. Para os que têm conhecimento da crise aérea, 58,8% acreditam que o governo tem condições de resolver o problema a curto prazo contra 35,5%, que não acreditam numa solução imediata.
Para 43,8% dos que acompanham a crise aérea, o controle do tráfego aéreo no Brasil deveria ser feito por civis. Já 42,2% querem que os militares controlem o tráfego aéreo no Brasil, o que implica que a população está dividida quanto ao tema. Entre a a população que acompanha o caos no setor aéreo, 67,2% não conhecem ninguém que tenha sido prejudicado pelos atrasos no aeroportos.
A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 22 de junho, em 136 municípios do país. Foram realizadas duas mil entrevistas. A margem de erro é de 3%.