Rio de Janeiro, 16 de Outubro de 2026

Polônia pode ficar sem a Euro-2012

Segunda, 06 de Outubro de 2008 às 07:36, por: CdB

A Polônia descumpriu o prazo para se regularizar junto à Fifa, que terminava na segunda-feira, e por isso o país pode perder o direito de realizar a Eurocopa-2012. A Fifa, entidade que dirige o futebol mundial, disse não ter novidades sobre o caso, mas ainda aguarda o resultado das negociações de última hora entre o governo polonês e a Associação Polonesa de Futebol (PZPN).

– A Fifa está assumindo a liderança, mas não ouvimos nada de concreto hoje por parte do governo polonês, e eles precisam se mexer, porque o prazo já acabou – disse um porta-voz da Uefa, entidade máxima do futebol europeu.

A Fifa que proíbe a interferência de governos sobre as federações nacionais havia dado até 7h de segunda-feira (hora de Brasília) para que o governo polonês recuasse na sua decisão, tomada na semana passada, de intervir na PZPN.

Funcionários envolvidos na negociação disseram que na manhã de segunda-feira a PZPN apresentara uma solução.

– O plano é se livrar do administrador e reempossar provisoriamente durante 20 dias, até novas eleições em 30 de outubro, com a Fifa e a Uefa enviariam observadores para supervisionar a eleição – disse uma fonte à Reuters.

O ministro polonês dos Esportes, Miroslaw Drzewiecki, e o presidente afastado da PZPN, Michal Listkiewicz, não comentaram a proposta de acordo.

– Vimos a proposta e respondemos. Agora aguardamos uma resposta final da Fifa e da PZPN – disse Drzewiecki a jornalistas.

A Fifa disse que o presidente da entidade, Sepp Blatter, seu assessor Jerome Champagne e o presidente da Uefa, Michel Platini, vão discutir a proposta. Blatter e Champagne devem comparecer ainda na segunda-feira ao Parlamento Europeu, em Bruxelas.

– Há uma saída – disse Listkiewicz ao canal TVN24.

– Trata-se de uma ótima proposta, permitindo livrar a cara de todos – completou. 

Na manhã de segunda-feira, a Uefa disse que o descumprimento do prazo dado pela Fifa poderia levar a Polônia a perder o direito de ser a sede do torneio europeu de seleções em 2012, junto com a Ucrânia.

– Precisa perceber que está brincando com a Euro-2012. Como podemos confiar num governo para receber o torneio? Se eles não cumprirem o prazo, então é provável que não iremos – disse um porta-voz da Uefa.

– A Uefa realizou uma reunião hoje de manhã e os presentes estavam muito irritados com o comportamento da Polônia. A Uefa vê suas ações como um insulto – disse o porta-voz.

Uma corte arbitral polonesa suspendeu a diretoria da PZPN e nomeou um interventor na semana passada, por causa de um processo em que Drzewiecki acusava a entidade de violar leis em diversas ocasiões.

A Fifa ameaça cancelar os dois jogos da Polônia neste mês pelas Eliminatórias da Copa-2010 caso a diretoria da federação não seja reconduzida.

A Polônia enfrenta a República Tcheca no dia 11 e a Eslováquia quatro dias depois, pelo Grupo 3. A suspensão daria vitórias por 3 x 0 para os adversários. Atualmente, a Polônia lidera o grupo, com quatro pontos em duas rodadas.

Há diversas suspeitas de corrupção contra a PZPN e seu presidente Listkiewicz. Vários ministros dos Esportes, inclusive Drzewiecki, tentaram sem sucesso afastá-lo nos últimos anos.

Tags:
Edições digital e impressa