Rio de Janeiro, 30 de Outubro de 2026

Polícias vão apenas "auxiliar" a segurança durante visita de Lula ao Rio

Quinta, 29 de Novembro de 2007 às 14:44, por: CdB

 O secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, disse nesta quinta-feira que as polícias Civil e Militar do estado vão apenas “auxiliar” o trabalho de segurança da Presidência da República, durante a visita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará amanhã às favelas Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, na Zona Sul do Rio.

— Normalmente quando nos é solicitado, nós fazemos um levantamento no batalhão e nas delegacias da área. Seria prematuro eu me manifestar [sobre a segurança] sem consultar o batalhão ou a delegacia daquela área —, disse.

— A segurança tem um comportamento autônomo e, muitas vezes, a gente só recebe um comunicado de que o presidente virá ao Rio —, disse.

As comunidades receberão recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a serem utilizados em obras de urbanização e implementação de sistemas de abastecimento de água e esgoto e de drenagem pluvial, além da construção de praças e quadras e de melhorias na rede de iluminação.

O secretário partcicipou nesta quinta-feira da premiação das dez melhores delegacias do país. O Rio de Janeiro conquistou o primeiro lugar, com a 23ª DP, que fica no Méier, e o terceiro lugar, com a 7ª DP de Santa Tereza, no centro. A delegacia do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente em Porto Alegre ficou em segundo lugar.

A pesquisa foi feita em 21 países pela Organização Não-governamental Althus. Entre os países latino-americanos, o Brasil ficou à frente apenas do Peru.

Tags:
Edições digital e impressa