Rio de Janeiro, 10 de Fevereiro de 2026

Policias militar e civil fazem megaoperação em favelas da Zona Oeste

Sexta, 10 de Agosto de 2007 às 09:21, por: CdB

Mais de 500 homens de 11 batalhõs da Polícia militar cercaram desde as 3h40 desta sexta-feira, as favelas da Coréia, do Rebu, do Taquaral, e da Vila Aliança, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, para coibir o tráfico de drogas na região. Em outra operação, policiais militares juntos com policiais civis da Delegacia de Roubo e Furto de Cargas (DRFC), reprimem o roubo de cargas e carros em Colégio, no subúrbio do Rio.

Na Favela da Coréia, a polícia tenta prender o chefe do tráfico no morro: Márcio da Silva Lima. Os policiais foram recebidos a tiros ao chegarem na comunidade, por um grupo armado em um gol da cor prata. Os bandidos fugiram.

O objetivo é repressão ao tráfico de drogas e o cumprimento de oito mandados de prisão e um de busca e apreensão contra um adolescente. Os agentes estão em 90 veículos, sendo sete blindados, conhecidos como Caveirão. Houve troca de tiros no momento da chegada dos soldados, mas não há informações de feridos.

A operação da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) na Favela Pára Pedro, no bairro Colégio, na Zona Norte, terminou por volta das 11h desta sexta-feira. Dois bandidos foram mortos e seis pessoas foram presas, entre elas, duas mulheres. A polícia encontrou três carros depenados, sendo um incendiado, além de duas pistolas e drogas.

A operação contou com 40 agentes dividos em 15 equipes. Desde as 6h, eles tentavam prender o traficante Anderson da Silva Verdum, conhecido como Bamba. Os policiais chegaram até a casa do bandido, mas ele consegiu fugir. Eles estiveram também no prédio 580 da Estrada do Barro Vermelho, mas ninguém foi encontrado no local abandonado.

Douglas Soares da Silva, o Dodô, e Wallace de Souza Ribeiro foram encontrados na casa de Bamba. Eles estavam com camisetas com fotos de bandidos mortos e a inscrição "Saudades Eternas". Os outros presos são duas mulheres, um homem e um outro homem que foi baleado. Eles ainda não foram identificados.

Quando o policiais chegaram à comunidade, houve intensa troca de tiros. Três bandidos foram baleados, dos quais dois morreram e um foi preso.

Esquema

De acordo com o delegado Marcos Vinícios Braga, a Favela Pára Pedro é que tem maior registro de roubo de cargas na região. Geralmente, dois carregamentos são furtados por dia. Segundo ele, o grande movimento pode ser explicado pela proximidade com a Ceasa.

Conforme investigações, os bandidos roubavam as cargas e os motoristas eram matidos reféns enquanto metade da carga era distribuída entre a população, evitando-se ligações para o Disque-Denúncia, e a outra metade era levada em kombis contratadas para receptadores.

Tags:
Edições digital e impressa