O Complexo do Alemão tem sido palco de intensos tiroteios entre criminosos armados e policiais militares. Desde que a Polícia Militar decidiu implantar uma nova cabine blindada
Por Redação, com ABr - do Rio de Janeiro:
Policiais civis prenderam dois suspeitos de fornecer armas e munições para facções criminosas do Rio de Janeiro, entre eles um policial militar. Os dois estavam dentro de um carro, com 3, 5 mil munições de pistola, em um dos acessos ao Complexo do Alemão, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.
O carro estava sendo dirigido por um policial da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Vila Cruzeiro, uma das favelas que integram o maciço dos complexos do Alemão e da Penha. Junto com ele, foi preso um suspeito de ser um dos principais fornecedores de armas e munições para as quadrilhas armadas que atuam no Rio de Janeiro.
O caso está sendo investigado pela Delegacia da Pavuna (39ª DP). De acordo com a assessoria de imprensa das UPPs, o policial preso foi ouvido na 8ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM) e já está preso na Unidade Prisional da Polícia Militar, em Niterói. Ele também responderá a um processo administrativo disciplinar na PM.
O Complexo do Alemão tem sido palco de intensos tiroteios entre criminosos armados e policiais militares. Desde que a Polícia Militar decidiu implantar uma nova cabine blindada dentro do conjunto de favelas, os confrontos se intensificaram, deixando várias vítimas. Ontem, cinco pessoas morreram.
Violência
A Polícia Militar divulgou um balanço da operação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) no Complexo de Favelas do Alemão, após ataques de criminosos às bases das unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) na região durante a madrugada de quinta-feira.
A ação resultou na morte de três pessoas e ferimentos em mais quatro, que foram encaminhadas para hospitais públicos. A PM também apreendeu dois fuzis na comunidade. Um helicóptero blindado da corporação deu apoio aos militares. Devido à ação, 1.683 alunos de escolas públicas da região ficaram impossibilitados de sair de casa para ir à aula.
A ação do Bope começou no início da manhã, por volta das 6h, e houve confronto armado na Rua Canitar, na região da Fazendinha. Que resultou na morte de três homens, que teriam ligação com o crime organizado. De acordo com a corporação.
Com eles, os policiais apreenderam duas pistolas, duas granadas e uma quantidade de drogas. Em outro ponto da comunidade, os militares do Bope apreenderam dois fuzis, 18 carregadores para esse tipo de armamento, cinco rádios transmissores, além de drogas. Todo o material apreendido foi encaminhado à delegacia policial do Alemão.
Na operação, quatro pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas por moradores para hospitais da região. Sendo que três foram levados para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. E outro para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier. Este último ficou acautelado, sob custódia da PM no hospital por ter mandados de prisão em aberto.