O secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, abre nesta quarta-feira, no auditório da Secretaria estadual de Segurança Pública, na Central do Brasil, no Rio, mais um ciclo de cursos de capacitação para policiais, dentro dos princípios da filosofia de polícia comunitária.
Os cursos vão capacitar cerca de dois mil policiais civis, militares, rodoviários federais, guardas municipais, lideranças comunitárias e integrantes dos conselhos comunitários de segurança para a construção de um relacionamento de confiança mútua. As aulas serão ministradas até 21 de setembro nos municípios do Rio, Niterói, Cabo Frio, Campos, Itaperuna, Volta Redonda, Barra do Piraí, Petrópolis e Teresópolis. O objetivo é facilitar a busca de soluções conjuntas para a redução da criminalidade.
Os cursos de capacitação fazem parte do programa “Medalha de Ouro: Construindo Convivência e Segurança”. A iniciativa busca divulgar a filosofia da Polícia Comunitária, uma das diretrizes da nova política de segurança pública do governo federal, a ser implementada pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Um acordo de cooperação técnica assinado pelas duas entidades propõe a capacitação continuada de profissionais, comunidade, e instituições de segurança pública. A idéia é colocar policiais e população para trabalhar em conjunto e minimizar problemas como criminalidade, e uso de drogas em localidades de risco.
O ISP ficará responsável pela coordenação dos cursos de formação e qualificação. O núcleo é referência na formulação, planejamento, e implementação de políticas públicas, entre as quais, destacam-se política de gestão da informação, política de formação e aperfeiçoamento profissional de policiais, política de aproximação entre a polícia e sociedade, e política de prevenção à violência e à criminalidade.