Rio de Janeiro, 07 de Setembro de 2026

Policiais são baleados em protesto nos Estados Unidos

Dois policiais foram baleados na madrugada desta quinta-feira na cidade de Ferguson, no Estado norte-americano do Missouri. O incidente ocorreu durante um protesto realizado horas depois da renúncia do chefe de polícia Thomas Jackson.

Quinta, 12 de Março de 2015 às 07:34, por: CdB
policia1.jpg
Após relatório denunciar práticas discriminatórias por parte das autoridades locais, renúncia de chefe de polícia provoca protesto
  Dois policiais foram baleados na madrugada desta quinta-feira na cidade de Ferguson, no Estado norte-americano do Missouri. O incidente ocorreu durante um protesto realizado horas depois da renúncia do chefe de polícia Thomas Jackson. Sob pressão, Jackson deixa o cargo após um relatório do Departamento de Justiça dos EUA apontar práticas discriminatórias dos agentes e das autoridades de Ferguson. No protesto diante do Departamento de Polícia, um policial de 32 anos sofreu ferimentos no rosto e o outro, de 41, no ombro. Os dois foram levados conscientes para o hospital, com "ferimentos graves", segundo o chefe de polícia do condado de St. Louis, Jon Belmar. "Estes policiais estavam parados lá e foram alvejados só pelo fato de serem policiais", afirmou Belmar. Os protestos começaram de maneira pacífica, mas acabaram levando a um confronto entre policiais e manifestantes. Ao menos duas pessoas foram presas. Jackson é a sexta autoridade local a deixar o cargo desde a morte de Michael Brown, de 18 anos, em agosto do ano passado. O jovem negro estava desarmado quando abordado e morto pelo policial branco Darren Wilson. O relatório do Departamento de Justiça norte-americano publicado na semana passada indica que a polícia local tem padrões racistas de comportamento. No entanto, o órgão decidiu não indiciar Wilson pelo assassinato de Brown. O caso Brown desencadeou protestos e reabriu dois debates-chave nos Estados Unidos: discriminação racial e violência policial.
Tags:
Edições digital e impressa