Rio de Janeiro, 12 de Maio de 2026

Polícia ocupa Ladeira dos Tabajaras em busca de traficantes

Os resultados da ação de uma idosa, que filmou as movimentações do tráfico de drogas de um morro na Zona Sul, já começaram na manhã desta quarta-feira. Policiais civis e militares iniciaram uma operação, na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana. As polícias chegaram ao morro antes das 6h e foram recebidas a tiros pelos traficantes. Não há informações sobre feridos. A operação acontece após a publicação de uma reportagem nesta quarta-feira, em um jornal carioca, com base em imagens filmadas por uma moradora da Ladeira dos Tabajaras, mostrando o consumo e a venda de drogas no local. (Leia Mais)

Quarta, 24 de Agosto de 2005 às 07:46, por: CdB

Os resultados da ação de uma idosa, que filmou as movimentações do tráfico de drogas de um morro na Zona Sul, já começaram na manhã desta quarta-feira. Policiais civis e militares iniciaram uma operação, na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana. As polícias chegaram ao morro antes das 6h e foram recebidas a tiros pelos traficantes. Não há informações sobre feridos.

A operação acontece após a publicação de uma reportagem nesta quarta-feira, em um jornal carioca, com base em imagens filmadas por uma moradora da Ladeira dos Tabajaras, mostrando o consumo e a venda de drogas no local.

Dona Vitória - nome fictício - uma aposentada de 80 anos, moradora de Copacabana, resolveu dar um basta na rotina de violência. Vizinha da favela que movimenta cerca de R$51 mil semanais só com a venda de drogas, ela também não se conformou em ver o livre trânsito de traficantes armados de fuzis e metralhadoras e de viciados em busca de entorpecentes.

Há dois anos, a aposentada começou a documentar o tráfico local a partir da janela de seu apartamento. Sofreu ameaças, tiros foram disparados para sua vidraça, mas ela permaneceu firme. Narrando todas as cenas que captava como se fosse uma cineasta, seu relato é um misto de espanto, revolta e emoção. Como no dia em que, estupefata, flagra um grupo de crianças de 6, de 10 e de 12 anos de idade cheirando cocaína perto de uma ribanceira. 

- Olha aí o futuro do Brasil. Não é possível, minha gente, essas crianças cheirando pó e ninguém faz nada - desabafa.

Ao todo foram produzidas 22 fitas, com cerca de 33 horas de gravação. De posse do material, Marcelo Itagiba, secretário estadual de Segurança Pública, mandou a polícia agir. E a ação foi imediata: 15 bandidos presos, outros tantos identificados e Dona Vitória ficou sob a guarda do estado, depois de abandonar o apartamento onde viveu por 38 anos.

Agora, a aposentada diz que faz questão de ver um bom desfecho para a história que bravamente começou a contar. O que para ela significa a polícia ocupar definitivamente o morro e fazer dali uma comunidade na qual o estado se faça presente não só com pistolas e fuzis. Outro sonho de Dona Vitória é que, passado o período em que ficará incluída no programa federal de proteção à testemunha, ela possa voltar à terra natal e dormir sossegada.

Tags:
Edições digital e impressa