Será aberto, nesta terça-feira, no Quartel-General da Polícia Militar, o Seminário de Segurança do Policial, que vai discutir, durante três encontros, as propostas elaboradas por 10 grupos de trabalho, que foram formados com este objetivo no começo do ano.
Cada grupo está encarregado de analisar uma área da PM - operacional, saúde, pessoal, inteligência e tecnologia, entre outras - para preparar sugestões de melhoria das condições de segurança do policial militar.
- O foco principal do trabalho da Polícia Militar é a segurança da população, mas o policial não pode esquecer de sua própria segurança. Estamos aprofundando essa discussão desde o começo do ano e os encontros deste seminário vão nos ajudar a colher outras propostas e sugestões - explica o comandante da Polícia Militar, coronel Ubiratan Angelo.
Os debates envolverão comandantes, oficiais e praças e, após os três encontros, será elaborado o Plano Diretor de Segurança do Policial, para ser apresentado às autoridades estaduais e implantado pela Polícia Militar.
Em 2005, morreram 137 PMs e 736 ficaram feridos; em 2006, foram 152 mortos e 700 feridos; em 2007, até o momento, morreram 53 policiais militares e 218 ficaram feridos.