CIDADE DO MÉXICO, 12 AGO (ANSA) - Um dos líderes narcotraficantes mais procurados do México e relacionado a pelo menos 600 assassinatos foi preso pela polícia mexicana.
O procurador de Justiça de Sinaloa, Alfredo Castillo, afirmou que Oswaldo García, líder do cartel "A mão com os olhos", deve ser levado para uma penitenciária de alta segurança.
García, de 36 anos e originário da cidade de Guasave, no estado de Sinalora, é acusado de matar ao menos 300 pessoas e de ordenar o assassinato de outras 300.
Ele iniciou seu trabalho na criminalidade como guarda-costas de Artur Beltrán Levya, chefe do cartel que levava seu sobrenome e morto em uma operação da Marinha em 2009.
O narcotraficante preso também trabalhou como chofer de Edgar Valdéz, conhecido como "La Barbie", preso em agosto de 2010, e como chefe da segurança de Gerardo Álvares, "El Índio", detido em abril de 2010.
García pertenceu à Marinha, onde chegou a ser cabo e enviado para receber operações com tropas da elite do Exército da Guatemala especializadas em táticas antiinsurgentes e antiterroristas.
"Seu treinamento foi especificamente para aprender a matar", afirmou o procurador Castillo. Após desertar das Forças Armadas, ele ainda trabalhou como policial do estado da Baixa Califórnia Sul e como agende municipal nas cidades de Los Mochis e Ahome, em Sinaloa.
Em 2002, ele saiu das forças de segurança do estado e ingressou para o cartel Beltrán Levya. Após a morte do líder do grupo, ele fundou seu próprio cartel, que controlava ao menos cinco cidades densamente povoadas próximos à capital de Sinaloa, Culiacán.
Segundo o procurador, García já tem "pleno conhecimento de como se manejava o negócio" das drogas, mas se sobressaia pela "extrema violência que empregava para as execuções". Sua captura ocorreu após sete meses de buscas e investigações. (ANSA)
Polícia mexicana prende um dos narcotraficantes mais procurados do país
Sexta, 12 de Agosto de 2011 às 11:17, por: CdB