Uma central clandestina de clonagem de celulares foi fechada ontem, em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. Elair de Fátima Kunzler Ferraz, 33 anos, mulher do apenado da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) Vanderlei Felisberto dos Santos, o Zoinho, foi presa.
O delegado Ranolfo Viera Junior, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), acredita que serviço atendia a presos de Porto Alegre, de Charqueadas e até de cadeias paulistas. Os celulares pré-pagos eram clonados e tinham seus créditos transferidos para aparelhos em poder dos presos.
Na casa da mulher foram apreendidos um notebook, um rastreador, cinco antenas de alumínio com cerca de 1 m de comprimento, manuais de operação, nove celulares, 13 carregadores - três deles desmontados para facilitar o ingresso nas cadeias - chips, cartões bancários, documentos falsos e uma agenda.
Elair foi autuada em flagrante por uso de documento falso e deverá ser indiciada por estelionato, furto de energia e formação de quadrilha.