A Secretaria de Segurança Pública fez uma megaoperação nesta sexta-feira envolvendo cerca de 600 policiais militares e civis em sete morros do Rio nesta sexta-feira. O objetivo da ação era cumprir mandados de busca e apreensão e prisões e reprimir o tráfico de drogas em morros na Tijuca e Vila Isabel, na Zona Norte, em Pilares e Manguinhos, no subúrbio, e no Caju, na Zona Portuária do Rio.
A secretaria divulgou um balanço parcial da operação, que prendeu no total dez pessoas. Armas, drogas, carros e motos roubadas também foram apreendidos.
Segundo o delegado Allan Turnowsky, do Departamento de Polícia Especializada, dez delegacias especializadas participaram da ação, além da Coordenadoria de Operações Especiais (Core) e a 19ª DP (Tijuca).
A Polícia Civil subiu os morros do Borel, Formiga e Casa Branca, na Tijuca, na Zona Norte, enquanto a Polícia Militar foi ao Morro dos Macacos, em Vila Isabel, em Manguinhos, em Pilares, no subúrbio, e em uma favela do Caju, na zona portuária da cidade.
Operações
No Borel, Formiga e Casa Branca, a polícia usou 50 carros, além de um helicóptero e um blindado. Três pessoas foram presas e duas armas apreendidas.
A operação no Morro dos Macacos foi realizada por 170 policias militares do 6º BPM (Tijuca), com cinco blindados, 20 carros, uma equipe médica e um helicóptero. O Batalhão de Operações Especiais (Bope) também participou da ação.
Segundo informações do 6º BPM, houve intensa troca de tiros no local, mas não há informações de feridos. O túnel Noel Rosa chegou a ser fechado, para evitar que algum motorista fosse atingido. Uma pistola, duas motos e um carro roubados foram apreendidos.
A operação em Manguinhos, no subúrbio, realizada com cem homens do 22º BPM (Maré) apreendeu cerca de 150 kg de maconha, segundo o balanço parcial. Os policiais ainda retiraram barricadas e barreira de concreto nos acessos à favela. Um casal foi preso.
No Caju, na Zona Portuária, cinco pessoas foram presas e drogas e uma arma foi apreendida.
Já na favela do Urubu, em Pilares, também no subúrbio, a ação foi realizada por 50 policiais do 3º BPM (Méier). Houve troca de tiros com traficantes e duas pistolas foram apreendidas, além de cerca de dois quilos de cocaína, meio quilo de maconha e haxixe.
Polícia faz megaoperação em favelas do Rio
Sexta, 28 de Setembro de 2007 às 16:23, por: CdB