Duas toneladas de carne, laticínios, cereais, entre outros produtos, com validade vencida e impróprios para consumo foram apreendidos e inutilizados por policiais da Delegacia de Defesa do Consumidor. Os produtos estavam sendo comercializados em quatro estabelecimentos comerciais, pertencentes à rede de supermercados Estrela do Sul, no município de Maricá.
A inutilização dos alimentos faz parte da Operação Boas Compras, deflagrada pela Decom, no último mês de fevereiro, que visa o combate dos abusos praticados por maus comerciantes. Nesta operação em Marica, participaram 15 policiais da especializada acompanhados pela vigilância sanitária.
Segundo os agentes envolvidos na operação, a manutenção dos estabelecimentos estava em absoluto desacordo com as normas sanitárias vigentes, sendo encontrados baratas, gatos e ratos junto com os alimentos. Três pessoas foram presas e estão sendo autuadas na Decom e se não pagarem a fiança que será arbitrada, serão encaminhados à Polinter. De acordo ainda com os policiais o valor da fiança poderá chegar até R$ 35 mil.
O proprietário da rede, o empresário Evandro de Almeida Costa, será indiciado pela prática de crime contra o consumidor. A delegada titular da Decon, Andrea Menezes, informou que a operação constitui rotina e não tem prazo para terminar.