A Polícia Civil realizou, na manhã de quinta-feira, uma megaoperação na favela da Rocinha, em São Conrado, Zona Sul do Rio. Aproximadamente 300 agentes de 12 delegacias especializadas participam da ação.
Um helicóptero e um blindado dão apoio à operação, que tem como objetivo cumprir mandados de prisão, recuperar caros roubados e apreender armas e drogas. É grande a movimentação policial na base do morro, nas proximidades da Via Ápia e da Rua do Valão.
Por conta da movimentação, o tráfego de veículos na Auto Estrada Lagoa-Barra ficou interrompido em ambos os sentidos por alguns minutos. Nesse momento, o trânsito flui sem problemas, com pouca intensidade, até as proximidades da Praça Sibélius, na Gávea. Os motoristas que seguem em direção à Zona Sul da cidade têm optado por usar a orla de São Conrado e a Avenida Niemeyer.
Na primeria semana após o fim dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, o Rio voltar a sofrer com episódios de violência que já deixaram diversos mortos em pontos diferentes da cidade.
Na segunda-feira, a Polícia Civil deu início a uma série de operações em favelas, com objetivo de reprimir o tráfico de drogas. Mangueira, Jacarezinho, Vigário Geral, Parada de Lucas e Borel foram ocupadas pelos agentes. O saldo da ação terminou com 16 pessoas presas, três mortos e cerca de 300kg de drogas apreendios.
Na terça-feira, agentes de nove delegacias especializadas fizeram incursões nas favelas de Furquim Mendes e Dique, em Jardim América, e uma nova operação em Vigário Geral, para destruir casamatas construídas pelo tráfico.