Um poema sobre diferenças culturais foi declarado o vencedor em uma votação organizada pela Sociedade de Poesia da Grã-Bretanha e pode agora ser lançado ao espaço. Cerca de mil pessoas de todo o mundo votaram na pesquisa, que marcou as celebrações do Dia Nacional da Poesia na Grã-Bretanha, nesta quinta-feira.
A Sociedade da Poesia Britânica apresentou uma lista de oito poemas pré-selecionados que poderiam ser escolhidos pelos interessados para ser lançados ao espaço. Eles também foram convidados a apresentar seu próprio candidato.
A Sociedade está agora tentando encontrar uma maneira de enviar o poema ao espaço. Até lá, ele ficará exposto do lado de fora da Sociedade Espacial Nacional, em Leicester. O vencedor, Human Beings (Seres Humanos, em português), de Adrian Mitchell, trata da tolerância entre culturas diferentes.
Mitchell, um poeta britânico, autor teatral e ex-jornalista disse: "Estou muito empolgado por meu poema ter sido votado por tanta gente".
Primeiro verso de "Human Beings"
Olhe para suas mãos
Suas lindas e úteis mãos
Você não é um primata
Você não é um papagaio
Você não é um lóris lento
Ou um míssel inteligente
Você é humano
- Human Beings é um poema pela paz. É sobre a alegria de ser humano, mas isso não quer dizer que seja contra animais ou formas de vida alienígenas - disse o autor.
- Quando for para o espaço e for lido por alienígenas, eu odiaria que eles pensassem que é um poema contra formas alternativas de vida.
Steve Vesse, do Centro Espacial Nacional, disse que o poema vencedor lembra que somos os mesmos e todos capazes de aprender mais sobre o nosso universo.
- Estamos ansiosos para expor o poema. Esperamos que ele encoraje jovens a se expressar através da poesia e aprender mais sobre o espaço.
Poema britânico é escolhido para ser lançado ao espaço
Quinta, 06 de Outubro de 2005 às 11:50, por: CdB