Brasília – O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) abriu conta hoje (30) na Caixa Econômica Federal para arrecadar recursos e financiar as ações humanitárias em países atingidos por calamidades naturais e sociais. O primeiro país a ser beneficiado pela iniciativa será o Haiti, que ainda se recupera do terremoto de janeiro deste ano e nos últimos meses foi afetado por um surto de cólera que matou mais de 2.400 pessoas.
As doações podem ser feitas em qualquer agência da Caixa, em casas lotéricas, pela internet ou em correspondentes não bancários, como redes de lojas ou de farmácias que prestam esse tipo de serviço. Para isso, basta apontar a conta-corrente 664-8, agência 0647 e operação 003.
Esta não é a primeira vez que os brasileiros depositam dinheiro para ajudar o Haiti. Quando do terremoto de 12 de janeiro, que matou cerca de 220 mil pessoas – dentre elas a sanitarista Zilda Arns –, o Pnud também abriu contas na Caixa e no Banco do Brasil para a reconstrução do país caribenho. Em apenas dois meses, a conta da Caixa Econômica Federal recebeu doações de R$ 3,6 milhões.
A contribuição humanitária é muito importante, de acordo com o coordenador da ONU no Brasil, Jorge Chediek, para oferecer o respaldo financeiro de que necessitamos, pois o Pnud está apoiando também a construção de cinco hospitais em Porto Príncipe, capital do Haiti.
Ele disse ainda que a epidemia de cólera já contaminou 120 mil haitianos. E a maior preocupação, no seu entender, é com o surto da doença em zonas rurais isoladas, nas quais o socorro é mais difícil. Com a abertura dessa conta, “estaremos dando mais um passo no apoio ao país e viabilizando a participação da sociedade civil nos esforços de ajuda humanitária”.
Edição: Aécio Amado