Preocupado em garantir cargos do segundo escalão, o PMDB convidou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para um jantar com cerca de 150 representantes do partido, entre governadores, ministros e parlamentares, na próxima quarta-feira. A primeira reunião formal com o maior partido da coalizão foi marcada nesta quinta-feira. Quem levou o convite ao Planalto foi o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), anfitrião do encontro.
Renan deixou claro que a segunda fase da montagem da coalizão, que inclui a partilha dos postos de segundo escalão, demandará muita conversa. Dirigentes do PMDB não escondem o temor de que o PT seja beneficiado na disputa de espaço com os aliados. Com o fim da reforma ministerial, cargos na Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica , Eletrobrás e Furnas são visados pelos partidos.
Além dos cinco ministros (Minas e Energia, Integração Nacional, Agricultura, Saúde e Comunicações), a lista do jantar inclui sete governadores (RJ, ES, PR SC, TO, AM e MS), 27 presidentes dos diretórios estaduais, a bancada da Câmara (93 deputados) e os 20 senadores.
- Não tem nenhum incêndio para a gente apagar no PMDB do Senado, mas a convivência do presidente com a base é importante e sempre facilita muito - disse o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).
Pedido para adiar votação da Emenda 3
Nesta quinta, o presidente Lula pediu ao senador peemedebista Renan Calheiros que adie ao máximo a votação do veto à Emenda 3 da lei que criou a Super-Receita. A emenda, defendida pela oposição, proíbe auditores da Receita de multar profissionais liberais que prestam serviço na condição de pessoas jurídicas.
Lula passará o feriado de Páscoa na residência oficial da Granja do Torto, em Brasília. Segundo a assessoria de imprensa do Planalto, ele ficará na capital federal todos os dias, sem compromissos oficiais. Amanhã, o presidente comemora com os filhos o aniversário da sua mulher, Marisa Letícia.