Rio de Janeiro, 18 de Março de 2026

PMDB prefere Nelson Jobim no lugar de Michel Temer

A cúpula do PMDB optou, nesta sexta-feira, pelo ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Nelson Jobim, para ocupar a presidência do partido. Jobim substituirá o deputado Michel Temer (SP) que, segundo parlamentar ouvido pelo Correio do Brasil, "já não representa mais a maioria". (Leia Mais)

Sexta, 24 de Novembro de 2006 às 09:45, por: CdB

A cúpula do PMDB optou, nesta sexta-feira, pelo ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Nelson Jobim, para ocupar a presidência do partido. Jobim substituirá o deputado Michel Temer (SP) que, segundo parlamentar ouvido pelo Correio do Brasil, "já não representa mais a maioria". A principal tarefa de Jobim será, na opinião deste deputado federal eleito pelo Rio de Janeiro, "apaziguar os ânimos, que ficaram muito exaltados após as eleições". Caberá, ainda, ao novo presidente da legenda, garantir que a bancada do partido vote unida nas propostas do governo e traduzam o apoio, até hoje inédito, à gestão do petista Luiz Inácio Lula da Silva, em um governo de coalizão.

A maioria dos integrantes do partido, ao contrário de 2002, quando os governadores do PMDB defendiam o apoio ao governo Lula sem a presença em cargos do Executivo, hoje defende a participação na máquina administrativa federal. Embora a convenção nacional do PMDB para eleger a nova direção somente deverá ocorrer em março, Temer deverá ser excluído das negociações com os diversos segmentos da agremiação, enquanto que Jobim passará a exercer o papel de negociador também junto ao governo. Setores do governo, porém, trabalham para que Temer abra mão de sua presença nas negociações, com o objetivo de evitar novos desgastes junto aos quadros partidários.

Temer não aglutina a confiança da ala governista do partido porque fez oposição a Lula e, publicamente, pediu votos para o candidato tucano Geraldo Alckmin no segundo turno, além de ter investido na candidatura do ex-governador fluminense Anthony Garotinho.

Tags:
Edições digital e impressa