O Governo do Estado anunciou que vai renovar completamente a frota de veículos dos batalhões da Região Metropolitana do Rio. A frota será composta por 1133 automóveis: 501 herdados dos Jogos Pan-Americanos e 632 terceirizados (578 da marca Volkswagen, modelo Gol, e 54 Chevrolet, modelo Blazer). Os carros serão movidos a gás e terão novo lay-out, já virão com rádios tetrapol, ou seja, digitais e criptografados. A previsão é de que as viaturas circulem pelas ruas em até 90 dias.
De acordo com o secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame, os veículos serão distribuídos por critério técnico, aparelhando os batalhões localizados em cinco pontos críticos da cidade: 9º BPM (Rocha Miranda), 16º BPM (Olaria) e 3º BPM (Méier), 6º BPM (Tijuca) e 17º BPM (Ilha do Governador), na Zona Norte. Os carros antigos da PM ainda condições de uso serão destinados a batalhões do interior.
O processo de licitação de compra e manutenção da frota para a Polícia Militar foi concluído nesta terça-feira. A empresa Júlio Simões venceu o processo pelo valor de R$ 68 milhões, com contrato válido por 30 meses. A partir de agora, esta empresa será responsável por consertar os veículos danificados em menos de 24 horas. Caso o problema não seja resolvido em tempo hábil, deverá ceder um novo veículo à Polícia Militar.
Rio de Janeiro, 19 de Fevereiro de 2026
Edições digital e impressa