O comandante da Polícia Militar, coronel Ubiratan Angelo, e o secretário municipal de Assistência Social, Marcelo Garcia, se encontram nesta segunda-feira para discutir a retomada das aulas nas escolas municipais da Vila Cruzeiro, na Penha.
- O objetivo principal da PM na comunidade era estabelecer a ordem e garantir a segurança e os serviços para a população. Hoje, o maior problema para os moradores é a suspensão das aulas e a PM já tem condições de garantir o funcionamento das escolas e a segurança de alunos e professores - afirmou o coronel.
De acordo com o comandante da PM, a volta às aulas é a principal reivindicação dos líderes comunitários, também preocupados com o recolhimento do lixo, irregular desde o começo dos confrontos há um mês, e com a iluminação pública.
- Como as escolas, a Comlurb e a Rioluz são responsabilidade da prefeitura e, como a PM e a Secretaria de Assistência Social já trabalham em parceria, o secretário Marcelo Garcia se prontificou a nos ajudar para coordenar essas ações - afirmou o coronel Ubiratan.
O comandante da PM disse que os traficantes da Vila Cruzeiro estão acuados pela ação e os confrontos agora são pontuais e localizados.
- A quadrilha ainda não foi totalmente desarticulada, mas a Polícia já tem condições de garantir os serviços - acrescentou o oficial.
Para o coronel Ubiratan, as metas principais são a volta às aulas e a retirada regular do lixo.
- O secretário Marcelo Garcia mostrou-se empenhado nessa colaboração e creio que podemos alcançar esses objetivos rapidamente - afirmou o policial, lembrando que o problema da iluminação pública é mais complexo.
- Os criminosos sistematicamente atiram nas lâmpadas e, por mais eficiente que seja o trabalho da Rioluz, é difícil fazer manutenção - lamenta.
O encontro entre o comandante da Polícia Militar e o secretário municipal de Assistência Social será no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da Vila Cruzeiro e Marcelo Garcia deverá estar acompanhado de representantes de outros setores da administração municipal.