A Polícia Militar do Rio de Janeiro anunciou nesta quinta-feira o novo canal de comunicação entre a polícia militar e a população fluminense. O serviço que estará disponível a partir da próxima quinta-feira foi anunciado no quartel general da corporação, no Centro, no qual será montado um Serviço de Atendimento ao Cidadão, onde o público poderá fazer reclamações, dar informações e apresentar sugestões sobre o trabalho dos policiais militares.
O comandante-geral da PM, coronel Ubiratan Ângelo, disse que este novo serviço faz parte de uma série de ações que a PM está implementando para reduzir o índice de vítimas da violência armada entre cidadãos e policiais militares, no Rio.
O Serviço de Atendimento ao Cliente da PM, segundo o coronel Ubiratan, será diferente do Disque-Denúncia. Embora seja um canal de comunicação entre a população e a PM, não terá o objetivo de resolver problemas imediatos, como denúncias de seqüestro. Mas receber informações especialmente sobre violência armada.
O serviço fixo vai funcionar no QG, nos dias úteis, das 10h às 16h. Na semana seguinte, será iniciado também o serviço itinerante, com um trailer que ficará em locais de grande movimento, de segunda a sábado, das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h. Os primeiros locais programados são: Praça Saens Peña, na Tijuca, na Praça Barão de Drummond, em Vila Isabel, e em Madureira.
Além do Serviço de Atendimento ao Cliente, a PM também vai passar a controlar mais detalhadamente o uso de armas de fogo por parte dos policiais. A idéia, segundo coronel Ubiratan, é otimizar o levantamento que já vem sendo feito desde setembro de 2006, e determinar quantos tiros são disparados pelos policiais, com que arma e em quais situações. A análise desses dados poderá levar à PM dar mais atenção aos problemas de estresse e saúde mental dos policiais ou determinar novo treinamento para a tropa.
Outra medida anunciada pelo comandante-geral foi a revitalização dos procedimentos correcionais. Ou seja, os processos administrativos disciplinares passarão a ser analisados pela Comissão Especial Relatora de Processos Administrativos, desobstruindo o trabalho da Corregedoria da PM, que poderá dedicar mais tempo aos processos criminais, por exemplo. Coordenada pelo coronel Ronaldo Correia, a comissão vai cuidar exclusivamente de processos internos da PM.
PM do Rio de Janeiro anuncia novo canal de comunicação com a população
Quinta, 05 de Abril de 2007 às 17:03, por: CdB