O inicio da Operação Verão da Polícia Militar vai ser antecipada de novembro para o dia 12 de outubro, feriado de N.S. de Aparecida, de acordo com coronel Carlos Eduardo Milan, comandante do Batalhão da Polícia Militar do Leblon. A operação vai começar com 280 homens na orla da Zona Sul, entre o Leblon e o Arpoador e contará com quatro torres de monitoramento, seis cabines, oito motos, três quadriciclos, bicicletas, bugres, carro elétrico e cães, além de seis viaturas que ficarão baseadas em pontos chaves. Os pontos de maior freqüência e que serão mais vigiados são os Postos 9 e 11 e o Arpoador.
Com a proximidade do verão e início, no mês de outubro, do horário de verão, segundo o coronel Carlos Eduardo, haverá maior movimento nas praias, principalmente nos finais de semana. Durante a semana, com os dias mais claros as pessoas vão caminhar no final da tarde.
Em função disso, lembrou o comandante, a Polícia Militar já está se organizando para antecipar o policiamento na orla, em uma primeira etapa do Plano de Verão com início previsto para o feriado nacional de Aparecida.
O Batalhão da Polícia Militar do Leblon ainda não teve qualquer posição da Prefeitura do Rio em relação à fiscalização e segurança na orla, mas independente da ação da Guarda Municipal, policiais militares e civis já estão atuando.
Os policiais militares que já estão atuando uniformizados no calçadão e descaracterizados (sem uniforme) na areia, combatem, também, o tráfico de drogas.