A plataforma que a Petrobras vendeu à companhia <i>Arusha Shipping</i> deixou, na sexta-feira, o porto de Angra dos Reis rumo à Índia, onde atuará na produção de petróleo. A unidade P-22 foi vendida em leilão concluído em fevereiro dentro de um processo de renovação dos equipamentos da estatal. A estatal arrecadou cerca de US$ 50 milhões com a venda de quatro plataformas antigas que não serviam mais ao perfil das operações da companhia.
A companhia está estudando a venda de outras unidades que não interessam mais à empresa, mas ainda não há definição de data para a realização dos leilões e nem de quantas plataformas serão oferecidas.
A plataforma pode ser instalada em águas de 200 a 400 metros de profundidade e, portanto, não se adequa às necessidades atuais da estatal. A P-22 ficou 15 meses atracada no porto de Angra, controlado pela concessionária Angra Porto, desde que foi desativada pela estatal.
O transporte da plataforma até a Índia é uma operação complicada e demorou mais de um mês para ser planejado. A unidade tem de ser levada por um rebocador a uma velocidade muito baixa (2 nós) e aproveitar condições de mar especiais.