Eventos integrados marcam a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que ocorre até o próximo dia 7. Para contar a história da Terra e a evolução das espécies, mais de 15 estandes educativos estão funcionando, até sexta-feira, numa tenda montada no Largo da Carioca, Centro do Rio, de 8h às 18h.
O Planetário Móvel foi a principal atração para as crianças que passaram pela feira. Em seções de 45 minutos, dentro de uma estrutura de lona plástica, são apresentados o sistema solar e a astronomia Indígena.
Além de jovens, a novidade também encantou adultos durante as exibições de planetas, meteoros, constelações e cometas. O Planetário conta com efeitos sonoros semelhantes aos do filme Jornada nas Estrela e proporciona real sensação ao visitante de viajar pelo espaço sideral.
Experimentos relacionados à física como vácuo, cosmologia, plasma e acústica também podem ser conferidos, mas o que realmente arrepia os cabelos da garotada é uma máquina eletroestática que acumula eletricidade propositalmente. Ao tocar as mãos no aparelho, a carga é transferida para a pessoa, arrepiando seus cabelos. Através desse experimento é possível observar o acúmulo e o movimento das cargas elétricas.
A entrada é gratuita e o tema desse ano é a Terra, em função da importância das questões globais do nosso planeta como, por exemplo, mudanças climáticas e o aquecimento global.
As exposições também acontecem em Guaratiba (dia 6 das 9h às 16h); Seropédica (de 1º a 3/10 das 9h às 17h); Feira de São Cristóvão (de 5/10 a 7/10 das 12h às 20h); Niterói (de 1º/10 a 7/10); Angra dos Reis (3/10 a 5/10 das 9h às 16h); Aterro do Flamengo (de 23 a 25 de setembro e domingo dia 7/10 das 8h às 18h); e Duque de Caxias (de 2/10 a 6/10 das 8h às 18h).