Rio de Janeiro, 15 de Fevereiro de 2026

Pista principal de Congonhas só deve abrir no sábado

Quinta, 06 de Setembro de 2007 às 15:56, por: CdB

A obra de execução do grooving na pista principal do Aeroporto de Congonhas, na zona Sul de São Paulo, será concluída nesta quinta-feira. Grooving são ranhuras que permitem o escoamento da água, aumentando a aderência do asfalto.

No entanto, a assessoria de imprensa da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) informa que a pista terá de passar por limpeza e acabamento, de forma que só estará realmente pronta na manhã deste sábado.

Só então o aeroporto voltará a funcionar em seu horário normal, das 6 às 23 horas. Em razão das obras, iniciada no dia 25 de julho, a pista vinha funcionando entre 8 e 22 horas.

Em nota, a Infraero garante que até sábado deverá encaminhar ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), ao Centro de Investigação de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) uma solicitação para que a pista seja inspecionada a fim de verificar se há condições de voltar a operá-la em dias de chuva.

Após o acidente com o Airbus A320 da TAM, no dia 17 de julho, o Cenipa recomendou a proibição de pousos quando a pista principal estivesse molhada. A sugestão foi avalizada pela
Anac e adotada pela Infraero.

Para o superintendente da regional Sudeste da Infraero, Edgar Brandão Júnior, com o grooving, a pista principal está em condições de ser liberada nos dias de chuva.

Segundo ele, a Infraero já fez o que lhe cabia fazer.

— Agora, conforme nosso presidente [Sérgio Gaudenzi] já dissse, vamos aguardar a manifestação dos órgãos responsáveis —, afirmou Brandão.

Tags:
Edições digital e impressa