Rio de Janeiro, 07 de Fevereiro de 2026

Pista principal de Congonhas é fechada cinco minutos após liberação

Sexta, 27 de Julho de 2007 às 12:53, por: CdB

A pista principal de Congonhas que estava fechada desde 17 de julho, para os trabalhos da perícia do acidente com o vôo 3054 da TAM, foi fechada cinco minutos após ser liberada. Nesta manhã, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, fez uma vistoria no local junto com o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito. 

O único avião a pousar na pista foi um Airbus A 319 da TAM, vôo 3058, que partiu de Florianópolis. A aeronave aterrissou às 12h23 em Congonhas, três minutos após a pista ser reaberta.
 
A razão para o novo fechamento foi a falta de um documento emitido da Aeronáutica a pedido da Anac (Angência Nacional de Aviação Civil), o Notam (Notice Air Man). O documento, necessário para a abertura da pista, não havia sido expedido. O documento avisa funcionários envolvidos em pousos e decolagens sobre as operações de pista.
 
O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, afirmou no início da tarde desta sexta-feira desconhecer os motivos pelos quais a pista principal do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, foi fechada apenas cinco minutos após ser liberada.

— Não sei [por que a pista fechou]. Às 12h20 entregamos a pista ao tráfego aéreo. Nossa parte é técnica —, disse o brigadeiro.

— Pode ter havido algum atraso de Notam —, supôs, referindo-se ao documento necessário para a abertura da pista, emitido pela  Aeronáutica a pedido da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). 

Às 12h20, a pista foi liberada para pousos e decolagens. Cinco minutos depois, após um pouso e uma decolagem, a pista fechou novamente, por ordem da torre.
 

Tags:
Edições digital e impressa