A pista principal do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, foi reaberta no meio da tarde desta sexta-feira após um desencontro de informações a respeito da autorização de funcionamento. A pista só voltou a operar pela segunda vez no dia após a Agência Nacional de Avião Civil (Anac) emitir um documento que foi encaminhado para a Torre de Controle.
A Infraero abriu a pista às 12h20, mas ela foi fechada novamente cinco minutos depois por ordem da torre de controle. Neste período houve um pouso e uma decolagem. Segundo a Infraero, a pista foi liberada pela segunda vez nesta sexta às 14h43. Nove minutos depois, uma aeronave da TAM partiu com destino a Navegantes, em Santa Catarina.
Já o setor de operações do aeroporto, ligado à Infraero, diz que as operações foram liberadas às 14h35. A Infraero explicou que a determinação para a entrega da pista era da Anac.
O motivo para o novo fechamento foi a falta de um documento emitido da Aeronáutica a pedido da Anac (Angência Nacional de Aviação Civil), o Notam (Notice Air Man). O documento, necessário para a abertura da pista, não havia sido expedido. O documento avisa funcionários envolvidos em pousos e decolagens sobre as operações de pista.
Pista de Congonhas é liberada mais uma vez
Sexta, 27 de Julho de 2007 às 13:05, por: CdB