Rio de Janeiro, 06 de Fevereiro de 2026

Pista auxiliar de Congonhas reabre após três fechamentos

Segunda, 23 de Julho de 2007 às 13:40, por: CdB

A pista auxiliar do Aeroporto de Congonhas, a única em funcionamento após o acidente com o avião da TAM na semana passada, reabriu no começo da tarde após três fechamentos por conta das chuvas na capital paulista. O primeiro fechamento foi às 10h24 e a pista foi liberada às 10h55. Às 11h26, a pista fechou novamente e todas as companhias aéreas canceleram o check-in. A segunda liberação foi feita às 12h55, mas dez minutos depois houve o terceiro fechamento.

Às 13h17 o pista foi reaberta e até o momento opera sem restrições, segundo a assessoria de imprensa da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), mas não houve normalização do movimento. Até 14 horas, dos 143 vôos programados, 87 foram cancelados e 15 tiveram atrasos de mais de uma hora. Os vôos estão sendo redirecionados para Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, e que opera quase no limite e com atraso, devido às mudanças.

Nesta segunda-feira, a Justiça Federal em São Paulo deu prazo de três dias para a Infraero dar informações sobre o pedido de fechamento do Aeroporto de Congonhas, que está localizado na zona sul de São Paulo, entre prédios residenciais, e teria poucas condições de segurança para vôos de grande porte. A estatal, vinculada ao Ministério da Defesa, administra 67 aeroportos do país.

A notificação do juiz Clécio Braschi, da 8ª Vara Federal de São Paulo, foi entregue nesta segunda-feira ao presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira. Na semana passada, o Ministério Público Federal em São Paulo entrou com uma ação civil contra a Infraero e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pedindo o fechamento imediato do Aeroporto de Congonhas.

Tags:
Edições digital e impressa