O governo deverá encaminhar ao Congresso Nacional, até o final deste mês, projeto de lei que prevê piso salarial nacional para os professores dos ensinos fundamental e médio, de acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad. Ele participou da edição desta segunda-feira do programa Café com o Presidente, o programa semanal de rádio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Para Haddad, a criação de um piso salarial ajudará a melhorar a formação dos educadores.
- Nós temos hoje 50% dos nossos professores ganhando menos de R$ 800 por mês, por uma jornada de 40 horas -, afirmou no programa.
Sobre a valorização dos docentes, o presidente Lula disse que já havia debatido com o ministro esse assunto, que classificou como preocupação.
- Nós temos que ajudar os professores brasileiros a se reciclarem. Com o piso dos professores, a gente, certamente, vai melhorar o nível e a vontade deles de participar -, disse Lula.
A fixação de um piso salarial para o magistério é uma das propostas do Plano de Desenvolvimento da Educação, elaborado pelo governo federal com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino básico. Na semana passada, o plano foi apresentado a diversos educadores do país e, segundo o presidente, foi bem recebido.
Piso salarial para professores vai ao Congresso até o fim do mês
Segunda, 19 de Março de 2007 às 15:49, por: CdB