Em mais uma audiência pública no Congresso Nacional, o ministro da Defesa, Waldir Pires, insistiu em tentar amenizar a crise do setor aéreo. Em sua fala de abertura, Pires afirmou que as dificuldades já estão sendo vencidas.
- Estamos vencendo as dificuldades. Essas dificuldades foram percebidas por muitos de nós, pela sociedade a partir de um acidente (o da Gol, em setembro). Mas devemos lembrar que não foi o acidente que gerou a crise - disse.
Pires voltou a citar a falta de recursos, mas disse que cada vez mais o Governo está trabalhando para aprimorar todo o sistema.
O Ministro também defendeu por diversas vezes o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelas atitudes tomadas após a greve dos controladores. Segundo ele, Lula foi julgado injustamente pelos meios de imprensa. - Eu ouvi e li acusações injustas ao presidente pela medida que ele adotou, mas ele é o titular da soberania nacional e sempre pesa na população - disse.
A crítica do ministro à imprensa gerou polêmica entre os senadores. - Entendo o seu ponto de vista, mas temos toda a liberdade de expressão - disse o senador do Democratas (ex-PFL), Heráclito Fortes (PI).
A audiência começou por volta das 11h, em reunião conjunta das Comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Na quarta-feira a mesma reunião na Câmara demorou quase 8 horas.