Rio de Janeiro, 23 de Outubro de 2026

PIÑERA CONVOCA SETORES DA EDUCAÇÃO PARA DIÁLOGO SEM INTRANSIGÊNCIA

Sexta, 26 de Agosto de 2011 às 10:47, por: CdB

SANTIAGO DO CHILE, 26 AGO (ANSA) - Um dia após a paralisação nacional de 48 horas no Chile, convocada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), em apoio às demandas estudantis, o presidente Sebastián Piñera chamou todos para se sentarem "em torno de uma mesa, em clima de paz e não de guerra, com vontade e não com intransigência".
   
As marchas, que fizeram parte da agenda da greve, aconteceram em todo o país e levaram mais de 600 mil pessoas às ruas, uma das maiores mobilizações sociais desde a retomada da democracia no país, em 1990. Apesar disso, houve confrontos com a polícia e um adolescente morreu, centenas de pessoas ficaram feridas e mais de mil manifestantes foram presos.
   
Piñera declarou que "chegou o tempo de reagir, buscando juntos as soluções que permitirão ao nosso país ter uma educação de qualidade e com um financiamento adequado e justo para todos os seus filhos".
   
O mandatário, sem identificar a quem se referia, disse que há alguns que querem destruir o país e causar danos aos chilenos, "mas sei que a imensa maioria, e aqui não faço nenhuma distinção entre governo e oposição, quer justamente o contrário".
   
Por isso, segundo ele, "depois de mais de três meses (de paralisação estudantil) da qual temos visto florescer a violência e o enfrentamento, chegou o tempo da paz, da unidade, do diálogo e dos acordos".
   
Piñera convocou a todos, professores, estudantes, pais e reitores, "a iniciarmos agora mesmo este diálogo, na Presidência, no Congresso porque eu sei que isso é o que a imensa maioria dos chilenos espera e exige de nós", completou. (ANSA)

Tags:
Edições digital e impressa