Rio de Janeiro, 30 de Março de 2026

Pílula pode revolucionar tratamento para cardíacos

Segunda, 04 de Setembro de 2006 às 20:38, por: CdB

Milhões de vidas poderão ser salvas a partir de uma pílula, ainda em desenvolvimento, para tratar problemas cardíacos. A chamada "polipílula" uma combinação de aspirinas, estatinas e inibidores de ACE - drogas que evitam problemas cardíacos recorrentes - está sendo testada e será usada para evitar ataques do coração, derrames e outros problemas cardiovasculares.

A federação, que promove a polipílula, diz que ela poderá estar pronta em dois anos. Para o médico Sidney Smith, presidente da comissão consultiva científica da Federação Mundial de Cardiologia, a polipílula será fundamental.

-Sabe-se que essas terapias reduzem a mortalidade em mais de 50%- declarou Sidney Smith.

Cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem de doença cardíaca todo ano, com cerca de 80% dos ataques cardíacos ocorrendo em nações de renda baixa ou média. A polipílula seria provavelmente usada em pacientes com histórico conhecido de problemas cardíacos levando mais pacientes a seguirem o tratamento por ser um único medicamento.

-As pessoas não gostam de tomar cinco ou seis remédios-, disse a médica Sania Nishtar, presidente de uma ONG baseada no Paquistão.

Tags:
Edições digital e impressa