Rio de Janeiro, 14 de Fevereiro de 2026

Pilotos dizem que pista espelhada impediu pouso em Congonhas

Quinta, 30 de Agosto de 2007 às 14:05, por: CdB

O piloto e o co-piloto de uma aeronave da TAM que arremeteu após tentar pouso no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo,  dia 16 de julho - véspera da tragédia em que 199 pessoas morreram -  informaram à polícia que decidiram alternar o vôo para o Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, porque a pista estava molhada ou “espelhada”.

Os pilotos da TAM prestaram depoimento na tarde desta quinta-feira, no 27º Distrito Policial do Campo Belo, na Zona Sul. Pilotos de outras três aeronaves da mesma empresa teriam desistido de pousar em Congonhas naquele dia, de acordo com o delegado que cuida do caso, Antônio Barbosa.

No mesmo 16 de julho, um avião da Pantanal derrapou na pista principal de Congonhas e foi parar no canteiro.  O acidente ocorrido com o Airbus A320 da TAM no dia seguinte foi o maior da história da aviação brasileira, com pelo menos 199 mortos.
 
Os dois pilotos do vôo 3414 foram ouvidos por Barboza, que cuida do inquérito que investiga o acidente. Os depoimentos dos pilotos da Gol estavam marcados para a próxima segunda-feira, mas foram adiados.

Tags:
Edições digital e impressa