O piloto da TAM José Carlos Ferreira Júnior e o co-piloto Bruno de Almeida afirmaram nesta terça-feira em depoimento à Polícia Civil de São Paulo que o Airbus A-320 da companhia não apresentava problemas no dia do acidente. Ferreira e Almeida comandaram a aeronave na manhã do dia 17 de julho e pousaram em Congonhas por volta das 11 horas, em vôo procedente de Brasília.
De acordo com o depoimento prestado no 27º Distrito Policial, os pilotos disseram que o procedimento de pouso da aeronave foi “relativamente tranqüilo” e “sem dificuldade”, mesmo com a pista molhada e com o reversor direito inoperante. No entanto, o piloto do vôo ressaltou que a aeronave estava leve no momento da aterrissagem, o que facilitou o procedimento. Eles não relataram nenhum problema mecânico no trajeto de Brasília para São Paulo, período em que estavam no comando.
Segundo o promotor que acompanhou o depoimento Mário Luiz Sarrubbo, as declarações foram importantes para o inquérito.
— Nos interessa o tipo de relacionamento que essa tripulação tem com a empresa aérea, o que a empresa exige deles nesta circunstância, a maneira que eles têm que lidar com a eventual necessidade de alternar pousos para outros aeroportos, se o comandante tem esse tipo de liberdade ou não, se há alguma tipo de pressão —, explicou.
Pilotos da TAM dizem que avião operou sem dificuldade no dia do acidente
Terça, 14 de Agosto de 2007 às 18:23, por: CdB