Rio de Janeiro, 13 de Fevereiro de 2026

Piloto da TAM depõe em inquérito sobre acidente com Airbus A320

Quinta, 23 de Agosto de 2007 às 15:59, por: CdB

O piloto da TAM João Baptista Moreno de Nunes Ribeiro depôs nesta quinta-feira no 27o Distrito Policial do Campo Belo, em São Paulo, no inquérito que investiga as causas do acidente com o Airbus A320 da TAM.

Na véspera do acidente, ocorrido em 17 de julho, Ribeiro pilotou e pousou no Aeroporto de Congonhas com um outro avião do mesmo modelo Airbus A320.

De acordo com o delegado responsável pela investigação do caso, Antonio Carlos Menezes Barbosa, o piloto relatou que, no momento do pouso, chovia em São Paulo e a pista do aeroporto estava encharcada, fato que o piloto teria percebido somente depois de tocar o solo.

— Segundo ele, os dois reversos estavam operantes e o avião aquaplanou três vezes no momento do pouso. Só na quarta tentativa ele conseguiu frear a aeronave —, disse o delegado.

Conforme Barbosa, o piloto disse que teria parado cerca de 200 a 300 metros da cabeceira da pista. Afirmou, também, que “sem dúvida nenhuma a pista estava muito ruim naquela oportunidade, derrapando sem aderência e sem o grooving”.

No depoimento, acrescentou o delegado, o piloto disse ter relatado as condições da pista à torre de controle, formalizando por escrito a reclamação, ao preencher o chamdo relatório de perigo, que teria sido encaminhado para a Aeronáutica.

Na quarta-feira Barbosa ouviu os depoimentos dos controladores de vôo Celso Domingos Alves Júnior e Luana Moreira Maciel, que trabalhavam na torre de controle de Congonhas e, no momento do acidente, e foram os últimos a manter contato com os pilotos da aeronave.

Tags:
Edições digital e impressa