Rio de Janeiro, 10 de Outubro de 2026

PIB confere musculatura contra crise, diz ministro

Ministro da Fazenda, Guido Mantega comemorou o desempenho da economia brasileira no terceiro trimestre, afirmando que os números dão musculatura ao país para enfrentar a crise financeira global. Ele admitiu, no entanto, que o resultado do quarto trimestre não será tão bom. (Leia Mais)

Terça, 09 de Dezembro de 2008 às 10:04, por: CdB

Ministro da Fazenda, Guido Mantega comemorou o desempenho da economia brasileira no terceiro trimestre, afirmando que os números dão musculatura ao país para enfrentar a crise financeira global. Ele admitiu, no entanto, que o resultado do quarto trimestre não será tão bom.

– (Os números) nos colocam em condições mais favoráveis para o enfrentamento da crise – disse Mantega a jornalistas nesta terça-feira.

O IBGE informou nesta manhã que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,8% no terceiro trimestre em relação aos três meses anteriores e 6,8% na comparação com igual período de 2007, bem acima das expectativas do mercado.

Para Mantega, aqueles que estão falando em recessão no ano que vem estão "profundamente" enganados e um crescimento de 4% "é uma meta que temos que trabalhar para alcançar" em 2009. Neste ano, o ministro estima crescimento entre 5,0% e 5,5% do PIB.

Com o resultado do PIB, o crescimento da economia em 2008 deve ficar entre 5% e 5,5 %, segundo avaliação é do ministro. Segundo ele, o resultado mostra que o país está forte para enfrentar a crise. Segundo ele, para o ano que vem a “meta de crescimento a ser perseguida” continua 4%, “se todos trabalharem nesse sentido”.

 

Tags:
Edições digital e impressa