Rio de Janeiro, 16 de Janeiro de 2026

Piano de John Lennon faz turnê pela paz

O piano usado pelo ex-beatle John Lennon para compor a canção pacifista Imagine está "fazendo uma turnê" por lugares onde aconteceram atos de violência nos Estados Unidos. Segundo a edição desta segunda-feira do jornal britânico The Guardian, a "turnê" foi idéia do cantor George Michael e de seu parceiro Kenny Goss, dono de uma galeria de arte em Dallas, no Estado americano do Texas. (leia Mais)

Segunda, 16 de Abril de 2007 às 11:04, por: CdB

O piano usado pelo ex-beatle John Lennon para compor a canção pacifista Imagine está "fazendo uma turnê" por lugares onde aconteceram atos de violência nos Estados Unidos. Segundo a edição desta segunda-feira do jornal britânico The Guardian, a "turnê" foi idéia do cantor George Michael e de seu parceiro Kenny Goss, dono de uma galeria de arte em Dallas, no Estado americano do Texas.

O instrumento, comprado por Lennon em 1970, foi arrematado em um leilão há seis anos por Michael por US$ 1,5 milhão, um recorde na época.

No sábado, o instrumento foi colocado na entrada do Ford's Theatre em Washington - onde, há 142 anos, o presidente americano Abraham Lincoln foi assassinado.

Na semana passada, o piano passou pela entrada de uma penitenciária em Huntsville, no Texas, no momento em que um prisioneiro condenado à morte era executado.

Antes disso, a turnê passou por Dealey Plaza, em Dallas, e pelo motel Lorraine, em Memphis, no Estado do Tennessee - onde, respectivamente, o presidente John Kennedy e o pastor Martin Luther King foram assassinados.

- Levando o piano a todos esses lugares nos lembramos que a violência é parte de nossa história -, disse George Michael.

A organizadora da turnê, Caroline True, disse que a experiência está sendo emocionante e que muitos viajam quilômetros para ver o piano onde Lennon criou a canção que viria a se tornar um hino mundial pela paz.

- A idéia é tão simples e tão eficiente em sua mensagem às pessoas. Não estamos sendo políticos ou querendo expressar uma opinião, estamos apenas disseminando a imagem de paz -, disse True.

Depois de se levado a outros cenários de eventos violentos nos Estados Unidos, o piano "viaja" para o campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, e para Londres.

Na capital britânica, o instrumento deve ser colocado na Torre de Londres, local de execuções durante séculos, e em lugares onde ocorreram atentados em 7 de julho de 2005.

Tags:
Edições digital e impressa