A Receita e a Polícia Federal cumpriram nesta quarta-feira 11 mandados de prisão e 38 de busca e apreensão durante a Operação Zebra, de combate à sonegação e ao contrabando em bingos e jogos de azar on-line, incluindo jogo do bicho e loterias. As ações ocorreram em São Paulo, Recife, Olinda e Petrolina.
Suspeitos de terem causado prejuízos de R$ 136 milhões aos cofres federais nos últimos cinco anos, os grupos que controlam a exploração das chamadas loterias on-line também são acusados de contrabandear peças utilizadas na fabricação das máquinas caça-níqueis. A quadrilha, segundo a PF, é composta por empresários, advogados, policiais civis e militares.
As investigações identificaram que a organização foi a primeira a criar o jogo do bicho on-line em Pernambuco e tem mais de 450 filiais no Estado. Até o início de 2006, suas lojas operavam sem regularização na esfera municipal e perante o fisco federal.
A Receita constatou também que essas casas de jogos vêm utilizando contabilidade paralela para fraudar o fisco (sonegação de impostos e contribuições previdenciárias e trabalhistas), além de "laranjas" nas operações financeiras para ocultar patrimônio.