A Polícia Federal prendeu seis pessoas na manhã desta quarta-feira na Operação Minotauro, realizada em conjunto com a Receita Feita Federal. As ações ocorreram simultaneamente em São Paulo, Guarulhos, na Grande São Paulo, Bebedouro, a 381 km de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Além dos seis mandados de prisão, todos já cumpridos, a 2ª Vara Federal de Guarulhos expediu 16 de busca e apreensão. A autorização judicial se baseia em uma representação do Ministério Público Federal.
A operação é resultado de uma investigação que vem sendo realizada há mais de três meses. Durante a apuração a PF descobriu que um fiscal da Receita Federal, que deveria fiscalizar a empresa que explora lojas francas em aeroportos brasileiros, recebia, gratuitamente, mercadorias importadas sem impostos para serem vendidas no país.
Há suspeitas que as mercadorias fossem dadas ao fiscal em troca de facilidades e maior flexibilidade na fiscalização às empresas.
Além do auditor, foram presos sua ex-mulher, a quem caberia revender as mercadorias retiradas do aeroporto no interior do Estado de São Paulo, funcionários responsáveis pelo depósito da loja em Guarulhos e um diretor da empresa.
As prisões temporárias valem por cinco dias. Após esse prazo, será avaliada a necessidade de convertê-las em preventiva ou não. Os presos responderão por crimes de facilitação de contrabando ou descaminho, corrupção ativa, corrupção passiva e formação de quadrilha, além de outros que forem comprovados até o final das investigações.
PF prende seis pessoas em operação em SP, RJ e MG
Quarta, 26 de Setembro de 2007 às 08:35, por: CdB