O ex-delegado da Polícia Federal Carlos Leonel da Silva Cruz foi preso nesta terça-feira, em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro, por agentes federais do Rio e de São Paulo. O policial, que estava foragido desde 2005, é acusado de ser o mandante, há nove anos, do assassinato do também delegado federal Alcioni Serafim de Santana, então corregedor na Superintendência da PF em São Paulo.
O corregedor investigava ex-delegado por suspeita de atuar como chefe de um grupo que extorquia empresários envolvidos em corrupção de menores.
De acordo com a superintendente da Polícia Federal no Rio de Janeiro, Rita Sanches, a investigação acontece desde 2005, e há cerca de seis meses os agentes descobriram que ele estaria em Teresópolis.
Segundo a superintendente, o ex-policial estava sozinho e não reagiu. Ele foi levado para a sede da superintendência, no centro Rio de Janeiro, onde aguarda a decisão da Justiça Federal de São Paulo.
O assassinato de Alcioni Santana aconteceu em 1998, na Vila Mazzei, zona norte de São Paulo. De acordo com denúncia do Ministério Público, dois homens contratados por Carlos Leonel Cruz efetuaram dois disparos contra o corregedor e sua mulher quando eles saíam de sua residência.
Carlos Leonel foi julgado e condenado a 28 anos de reclusão. Por ser uma pena superior a 20 anos, ele foi submetido a novo júri e foi absolvido por 4 votos a 3. O Ministério Público recorreu e o Tribunal Regional Federal da 3a Região determinou a realização de outro julgamento. Como o réu não compareceu, foi expedido mandado de prisão preventiva.
O ex-delegado também foi condenado pela 2a Vara Federal de São Paulo por seqüestro e cárcere privado.
PF prende ex-delegado acusado da morte de corregedor
Terça, 31 de Julho de 2007 às 15:30, por: CdB