Rio de Janeiro, 04 de Fevereiro de 2026

PF prende 13 suspeitos de participar de fraude na Petrobras

Terça, 10 de Julho de 2007 às 15:44, por: CdB

A Polícia Federal prendeu, nesta terça-feira, 13 pessoas suspeitas de fraudar licitações da Petrobras para a manutenção de plataformas.

Entre os presos, pelo menos três são funcionários da estatal: Carlos Alberto Pereira Feitosa (coordenador da comissão de licitação), Carlos Heleno Netto Barbosa (gerente geral da unidade de serviços) e Rômulo Miguel de Morais (gerente de plataforma).

Segundo a PF, outros dois funcionários da Petrobras também estariam envolvidos com o esquema: Carlos Roberto Velasco José Antonio Vilanueva. Mas não foi pedida a prisão deles.

De acordo com o procurador da República Carlos Alberto Aguiar, os funcionários da Petrobras repassavam informações privilegiadas para a Angraporto Offshore, o que permitia a fraude nas licitações.

De acordo com as investigações, outras empresas como a Iesa e a Mauá Jurong se associaram à Angraporto para fraudar as licitações envolvendo as plataforma P-14 e P-16.
 
Em nota a Petrobras informa que a operação da Polícia Federal deflagrada nesta terça-feira, envolvendo a prisão de empregados da companhia por fraudes em processos de contratação de serviços, recebeu todo o apoio da empresa durante a fase de investigações.
    
A pedido da Procuradoria da República do Estado do Rio de Janeiro, a Petrobras não tomou nenhuma atitude anteriormente para não prejudicar as investigações.
    
A empresa afastou os empregados de suas funções, instalou uma comissão de sindicância para apurar imediatamente as possíveis irregularidades e adotará as medidas cabíveis.
 
 
 

Tags:
Edições digital e impressa