O pedido de ampliação por mais um mês do prazo do inquérito que investiga os saques nas contas do publicitário Marcos Valério no Banco Rural foi encaminhado, nesta segunda-feira, ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador geral da República, Antonio Fernando de Souza. De acordo com a assessoria de imprensa da Procuradoria Geral da República, o procurador deverá determinar que a Polícia Federal realize novas diligências no caso. A tomada de novos depoimentos também será determinada.
No início deste mês, o procurador havia dado 15 dias para a análise dos saques e identificação dos nomes que aparecem nas listas de sacadores apresentadas por Marcos Valério e Simone Vasconcelos à Polícia Federal. O prazo foi considerado curto pela Polícia Federal que pediu a ampliação das investigações por mais 30 dias. Ainda no âmbito da CPI dos Correios, esta semana será movimentada com uma série de depoimentos paralelos, voltados para a apuração de licitações fraudulentas na estatal e contratos de publicidade do governo com empresas, além dos empréstimos declarados por Valério com o Banco Rural.
No próximo dia 5, véspera do depoimento do chefe do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência, Luiz Gushiken, está previsto o depoimento do amigo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Mauro Dutra. Ele é dono da empresa Novadata, que mantém contratos com os Correios. Em outra subcomissão, devem depor o ex-diretor da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Marco Antônio, e a mulher dele, Telma dos Reis Menezes, contratada pela empresa MultiAction, de Marcos Valério, além do subsecretário de Patrocínios da Secom, Jafete Abrahão.