Rio de Janeiro, 31 de Janeiro de 2026

PF entrega perícia hoje e colegas pedem checagem sobre Renan

Terça, 19 de Junho de 2007 às 14:16, por: CdB

A Polícia Federal confirmou que entregará ainda nesta terça-feira a perícia feita nos documentos apresentados pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para tentar comprovar fundos para o pagamento de contas pessoais. Segundo a assessoria de imprensa da PF, o laudo elaborado será "conclusivo", mas junto a ele serão apresentados alguns "esclarecimentos" sobre o que poderia ter sido feito se a perícia tivesse tido mais tempo. No Senado, os integrantes do Conselho de Ética pedem uma "perícia completa" para poder definir o voto em relação ao arquivamento da representação contra Renan Calheiros.

Entre os papéis, declarações de Imposto de Renda e extratos bancários, que comprovariam a origem de recursos para pagamento de pensão alimentícia para uma filha que ele teve com a jornalista Mônica Veloso. Na segunda-feira, reportagem do Jornal Nacional, da TV Globlo, mostrou que, entre os documentos, havia cheques com o mesmo número e com valores diferentes. A assessoria de imprensa de Renan Calheiros comunicou que ele enviou ontem à noite aos integrantes do Conselho de Ética esclarecimentos sobre o caso. Segundo ele, a duplicidade dos cheques foi um problema de "digitação", porque foram apresentados dois cheques com a mesma numeração para pagar "contas diferentes".

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), pede uma "perícia definitiva" da Polícia Federal no caso. O tucano diz que espera essa análise para definir um "juízo de valor". Indagado se está seguro sobre a votação no atual momento, Virgílio diz que "gostaria muito de receber informações dele [Renan Calheiros]".

- Primeiro a PF precisa falar com clareza se ela teve tempo hábil para fazer sua avaliação sobre os documentos -, disse Virgílio.

Por outro lado, o parlamentar quer que a Receita Federal se pronuncie a respeito de ela própria investigar a duplicidade.

- É preciso que cada um cumpra com seu dever. Aguardo para fazer um juízo de valor junto com meus parceiros -, afirmou.

O senador Renato Casagrande (PSB-ES) disse que, sem a análise do resultado da perícia, não há como os votar o parecer do senador Cafeteira.

- O que vai orientar o voto sim ou não ou a abstenção é a perícia que está senado feita pela PF. Uma vez entregue essa perícia e analisada pelo senador, haverá condições de se votar o relatório. Se as informações forem suficientes, a situação de Renan melhora no conselho, mas se permanecer alguma dúvida, a situação vai se perdurar para se ter mais investigação -, afirmou.
 

Tags:
Edições digital e impressa